segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PHP - GUIA INICIAL

APRESENTAÇÃO:

Esse trabalho objetiva ser um guia para iniciantes. Queremos dar ao iniciante o gostinho de montar um projeto que funciona para depois, através de mais e mais estudos, encontrar outras formas de fazer e criar sistemas em PHP com qualidade e segurança. A partir desses códigos muitas implementações e variações podem ser efetuadas. A abordagem consiste em passar uma ideia de como fazer algumas telas de um projeto. Não temos o objetivo de entrar a fundo na teoria do PHP, mas apenas oferecer para iniciantes um jeito de fazer. Para quem conhece a linguagem, essa apostila ficará aquém de ser um bom guia em PHP, mas deixo esse trabalho como ajuda para quem possa necessitar de uma referência.
O PHP precisa do HTML para desenhar a interface com o usuário. Então, para fazer um projeto o estudante precisa conhecer pelo menos as tags de formulário e de estrutura de um arquivo HTML.
Para permitir que um projeto PHP armazene e acesse informações de um banco de dados, devemos conhecer um pouco de SQL. O Mysql entra na jogada como o sistema de banco de dados mais usado na integração com o PHP, mas nada impede que se use outros gerenciadores de banco de dados como Firebird, Postgre ou soluções pagas de SQL.

SERVIDOR WEB

Ao contrário de um arquivo html que o navegador se encarrega de interpretar e devolver na tela a interface “desenhada” para que o PHP funcione precisamos que um servidor interprete os códigos e faça a devidas ações que o código propõe. Para isso existem muitas soluções que implementam servidores PHP, incluindo MYSQL, APACHE. Nada impede que o usuário por conta própria instale separadamente as ferramentas mas, não é o caminho mais fácil de fazer. Então, para o Windows encontramos os aplicativos Xampp, Wamp, Easyphp, USBWebserver, etc.
Para quem quer estudar PHP sem se deter nos pormenores da instalação do servidor sugiro baixar o USBWebServer por ser portátil e assim ficar mais fácil no início ver o seu projeto tomar corpo. Os demais pacotes são mais susceptível a erros de configuração, o que exige um certo tempo para otimizá-los mas, eles têm a vantagem de serem mais rápidos na resposta do servidor.
Para essa apostila o USBWebserver será utilizado. Procure na internet pelo aplicativo USBWebServer e faça o download. Após feito o download e a descompactação do USBWebserver execute o arquivo usbwebserver.exe, aguarde um momento e quando o Apache e o Mysql ficarem com o logotipo de status verde, está tudo pronto para começar a usar o sistema.

O botão de Root dir levará o usuário para dentro da pasta onde deverão ficar os arquivos .php do projeto; o Localhost abrira o navegador para carregar o arquivo index.PHP do seu projeto e o botão PHPMyAdmin abrirá no navegador o acesso ao gerenciador de banco de dados Mysql.


 CRIAR E CONECTAR A UM BANCO


Uma das primeiras alegrias que o estudante tem é ver que os códigos escritos e o conteúdo inserido nos formulários gravem no banco de dados. Para chegar a essa etapa, precisamos fazer com que o servidor PHP possa fazer uma conexão com sucesso entre as páginas html mais PHP com o Mysql. Então, antes de mais nada precisamos da existência de um banco, com suas devidas tabelas e campos criados. Veja no arquivo acessório como instalar um servidor PHP, o mysql e como criar um banco com mysql.
Trabalhar isso dentro dessa apostila seria trabalho desnecessário já que existem materiais muito bons que ensinam como fazer.
Apenas a criação de um simples banco será feita para trabalhar durante o desenvolver deste trabalho. Maiores detalhes sobre tipos de dados de um banco, procure estudar mais sobre banco de dados.


Ao clicar no botão do PHPMyAdmin a tela de acesso ao gerenciador se abrirá e a menos que já tenha sido alterada a senha de usuario o utilizador será root e a senha (palavra-passe) será usbw. (Importante: num sistema comercial é importante alterar essa senha para evitar invasões, e também o ideal é criar um novo usuário para conexão com o banco, já que o root deve ser preservado para administradores do sistema de gerenciamento).

A barra lateral esquerda temos a listagem de bancos criados e na barra superior alguns controles sobre ferramentas de bancos. 

 
 
Para criar um banco use essa barra superior clicando em Base de Dados. Será solicitado o nome do banco e a colattion deste. Recomendo usar Utf8_general_ci. Trata-se da codificação dos caracteres evitando aqueles desagradáveis caracteres estranhos na escrita de acentos, cedilhas, etc. Finalize clicando em Criar.



Ao atualizar a tela receberás a mensagem de criação do banco e na lateral esquerda aparecerá o seu banco recém-criado. Agora é hora de partir para criar uma tabela. Insira o nome da tabela e o número de colunas desejado para a tabela.
Na tela de nomeação dos campos (colunas) atente-se a marcar a coluna de identificação índice Primary e A.I.